Acreditamos que sermos idealistas ou até utópicos não é uma qualidade ruim, muito pelo contrário! É olhando para o que acreditamos ser ideal que sabemos a direção dos passos que daremos - por mais que seja um passinho de cada vez. 

Viver o que acreditamos todo dia é possível. 

 

Por que vegan?

Acreditamos que não precisamos explorar qualquer ser vivo para podermos ser felizes - na verdade, a felicidade toma uma outra dimensão se contemplado o bem estar de todes.
Por isso nossos produtos não utilizam nada de origem animal e buscamos parceiros comprometidos com a valorização das pessoas e da terra. É pelos animais, pelo planeta e pelas pessoas.

 

Fermentação... selvagem?

Fermentação selvagem é um processo usado há milhares de anos para fazer pão que utiliza leveduras e bactérias espontâneas cultivadas. É um processo naturalmente longo, o que torna a digestão do pão muito melhor devido a quebra natural dos aminoácidos e ácido fítico, além de trazer aquele maravilhoso gosto levemente azedinho e uma validade mais longa sem nenhum aditivo químico. (Se quiser saber mais, veja esse post)

Aqui na Utópica utilizamos lievito madre e fermentação longa em todos os nossos pães. Alguns são exclusivamente fermentação selvagem e outros são fermentação mista, com adição de pequenas quantidades de levedura isolada.

 

Como assim slow?

Agora ficou fácil entender o porquê do “slow” ali no nome, né? Slow food é um movimento que valoriza a cadeia de produção de um alimento - desde a relação do ingrediente com a terra e seu ecossistema, até as relações de trabalho envolvidas em todo o processo - em contraposição ao fast food, onde a comida é esvaziada dessa cadeia de externalidades.
Na nossa utopia não poderia ser diferente: damos preferência à insumos orgânicos e parceiros alinhados à essa forma de entender alimentação, pois acreditamos que a alimentação do futuro é holística e tem responsabilidade sobre todo o contexto da nossa comida. Queremos tudo isso - e não abrimos mão do prazer em comer!